quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Desafio 10 voltas - Hidratação e alimentação

Com previsão de muito calor para o dia do desafio das 10 voltas da Lagoa da Pampulha, os atletas participantes devem estar atentos com a hidratação pré e durante a prova.

Como irei buscar um novo recorde de tempo das 10 voltas, pretendo beber aproximadamente 4 litros de água durante o percurso. Com a previsão e meta de completar o desafio em 4 horas e 40 minutos, irei iniciar a minha hidratação com 30 minutos de prova, uma vez que logo antes da largada irei me hidratar bem e alimentar-me com batata doce.
Meu café da manhã será pão integral puro com café com leite e 3 bananas e será ás 3:40 da manhã. A prova inicia as 5 horas.



Durante o percurso irei me hidratar com água pura, isotônico e água com maltodextrina. Os alimentos sólidos serão aproximadamente seis géis de carboidrato Hammer e VO2 e de quatro a seis bananinhas doce. Como estarei em alta intensidade e posição aerodinâmica, a alimentação deve ser fácil e rápida.

Os demais participantes do desafio devem se programar para um mínimo de 6 litros de água devido ao calor que se intensifica após as 10 horas da manhã e porque a previsão de duração do desafio é de 6-6:30 horas.

A alimentação deve ser leve e de rápida absorção. Ao contrário do que muitos pensam, barras de cereais não é o ideal pois possuem muita fibra e dificultam a digestão. Melhor optar por doces como as bananinhas, géis de carboidrato, bananas, sanduíches de pão com goiabada dentre outros alimentos parecidos com esses. Devido ao calor e alto desgaste físico acima do de costume, se atentem a alimentação leve e hidratação.



Sobre a alimentação do dia anterior, muitos pensam que uma pratada de macarrão irá ajudar. Estão enganados. Alimentação abundante e fora do de costume na noite anterior pode provocar insônia e até desconforto gástrico. Um dia antes de uma prova seu corpo já está totalmente preparado e com o glicogênio restaurado uma vez que isto aconteceu nas horas que sucedeu o seu último treino, que geralmente é dois ou três dias antes da prova. Assim, mantenha seu hábito alimentar normal mas claro evitando frituras, doces e alimentos gordurosos que na verdade devem ser evitados, ou melhor, extintos da alimentação de esportistas, atletas e de qualquer pessoa que deseja levar uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário